A Prefeitura de Santa Isabel realizou na última segunda-feira (25), na Câmara Municipal, uma palestra da campanha Maio Laranja voltada à conscientização e ao combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade foi direcionada aos servidores municipais e teve como palestrante a juíza Cláudia Vilibor Breda, titular da 2ª Vara da Comarca de Santa Isabel.
Durante o encontro, a magistrada chamou atenção para um dos aspectos mais sensíveis relacionados ao tema: a maior parte dos casos de violência sexual infantil ocorre dentro do próprio ambiente familiar.
Segundo a juíza, mais de 70% das situações registradas envolvem pessoas próximas da vítima, como pais, padrastos, avós, tios ou indivíduos do círculo familiar, o que dificulta denúncias e aumenta a vulnerabilidade das crianças e adolescentes.
Ao abordar o tema, Cláudia Vilibor Breda destacou a importância de romper o silêncio diante de sinais de violência e reforçou o papel da sociedade na identificação e denúncia de situações suspeitas.
A fala da magistrada também evidenciou um problema frequentemente apontado por especialistas da área de proteção à infância: muitos casos permanecem ocultos por medo, dependência emocional, ameaças ou receio de desestruturação familiar.
Para a população, ações de conscientização como a promovida pelo Maio Laranja têm como principal objetivo ampliar informação sobre prevenção, sinais de alerta e canais de denúncia disponíveis para atendimento às vítimas.
Especialistas apontam que mudanças bruscas de comportamento, isolamento, medo excessivo, queda no rendimento escolar e alterações emocionais podem ser indícios de violência e merecem atenção de familiares, educadores e profissionais da rede de proteção.
Além da conscientização, o debate também reforça a necessidade de atuação integrada entre escolas, assistência social, saúde, Conselho Tutelar, forças de segurança e Poder Judiciário no enfrentamento desse tipo de crime.
Durante o evento, o prefeito Dr. Carlos Chinchilla destacou a trajetória da magistrada no município e a atuação ligada às causas da infância e juventude ao longo de sua carreira em Santa Isabel.
A campanha Maio Laranja é realizada nacionalmente durante o mês de maio e busca mobilizar a sociedade para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando a importância da denúncia e da proteção às vítimas.
Casos suspeitos podem ser denunciados ao Conselho Tutelar, às autoridades policiais ou por meio do Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se